NOERGOLOGIA: O QUE É E O QUE NÃO É

ROSAS E ESPINHOS DOS PIONEIROS: Pioneiros do progresso científico recebendo duras críticas de reacionários é um fato recorrente ao longo da história e magnificamente bem descrito por Thomaz Khun: “cientistas muitas vezes tem mais interesse de obstruir do que em gerar o progresso”

A história, mestra da vida, ensina que grande parte da oposição a idéias revolucionárias é gerada por especialistas e doutores. A invenção do relógio a quartzo foi desprezada, não pelo pessoal da limpeza, mas pelos próprios mestres relojoeiros suíços, erro que lhes custou o emprego em poucos anos, quando o absurdo relógio tornou-se popular. Giordano Bruno não foi condenado por analfabetos, mas pelos doutores em geocentrismo.  Jeniffer, o descobrir da varíola, foi ridicularizado pela associação médica de Filadélfia e não por varredores de rua. Quem achava ridícula a idéia de avião voar não era um peão qualquer, mas o respeitável presidente da Royal Society.

VISÃO DE ÁGUIAEste cenário mostra que desbravadores de novas fronteiras científicas precisam de muita capacidade de visão e criação do futuro; de coragem, confiança e fé; de sabedoria e talento; de evolução intelectual, política e social; e muito altruísmo. Os que atingem essa evolução poderiam simplesmente desfrutá-la, usando-a para atingirem objetivos particulares e egoístas.

COMPARTILHANDO EVOLUÇÃO CIENTÍFICA, POLÍTICA, SOCIAL E MENTAL: Mas há algo que os leva a compartilhar suas descobertas, difundindo-as com o objetivo maior de propiciar evolução a outros seres humanos que também já estejam preparados para darem o seu passo à frente em direção ao progresso. Compartilhar o estágio evolutivo que atingiram é característica marcante dos pioneiros. Sócrates ao invés de desfrutar das mordomias de senador e degustar suas conquistas intelectuais, preferiu compartilhá-las difundindo a maiêutica, chegando a ponto de dar mais valor a ela do que à própria vida.

CONSCIÊNCIA ERA DIREITO DE ARISTOCRATA E INCONSCIÊNCIA ERA DEVER DO POVÃO: Sua revolução consistia em defender para todos os atenienses o direito legal de pensarem conscientemente, o que era privilégio só dos aristocratas, enquanto o povão tinha a obrigação de pensar inconscientemente, conceito político que o ocidente confundiu com inexistentes mecanismos psicológicos.

Essa gigantesca energia criadora dos pioneiros é muito forte. Foi ela que conseguiu tirar o homem de dentro das cavernas e conduzi-lo ao espaço sideral, ao mapeamento do genoma, ao mapeamento dos axiomas paradigmáticos, à informática e agora a noergologia, a maior de todas as conquistas: compreensão e domínio científico do potencial mental. No memorável dia 30 de outubro de 2003 compartilhamos a alegria de apresentar para o mundo acadêmico, social e político pessoas muito especiais, intrépidos desbravadores que trazem dentro de si a chama do pioneirismo; que estudaram profunda e assiduamente para conquistarem como troféu uma rosa repleta de muitos espinhos.

NOERGOLOGISTAS RECEBEM MISSÃO QUE DEVEM CUMPRIR AO INVÉS DE CONHECIMENTO ESTÁTICOFormaturas festejam a conquista de conhecimento pronto e acabado.  Mas noergologistas celebram a conquista de uma missão a ser cumprida: na qualidade de pesquisadores científicos do sistema mente-cerebro são potenciais criadores de novas teorias, alavancando o progresso psicológico.

ANÁLISE PARADIGMÁTICA: EXIJA ESSA CADEIRA NO SEU CURSO OU VENHA ESTUDÁ-LA NO INSTITUTO DE NOERGOLOGIAA imagem do cientista como semideus dotado de qualidades sobre-humanas é alimentada pela ausência da cadeira de analise paradigmática nas universidades. Como o curso de Noergologia tem essa cadeira, a formação de cientistas deixa de ser impossível para tornar-se exigível.  Afinal, produzir ciência é uma modalidade de trabalho intelectual que exige duas condições básicas: pesquisar e criar teorias e práxis vinculadas ao paradigma e obedientes ao rigor da metodologia cientifica, incluindo a replicabilidade. A comunidade noergológica dispõe de paradigma com respectivo mapeamento de axiomas.

PARADIGMA: NÃO USE SEU NOME EM VÃOÉ lastimável a deturpação sofrida pela palavra paradigma nos meios acadêmicos. Paradigma não é teoria, nem práxis, nem escola. Paradigma é um conjunto de axiomas que conferem ou negam cientificidade a teorias. Axiomas são regras e crenças fortíssimas, são princípios aceitos como verdadeiros e não suscetíveis de discussão.

NOERGOLOGIA NÃO É NENHUMA NOVA TEORIATal como num pais leis devem obediência à constituição, em ciência teorias devem obediência ao paradigma. Por isso noergologia nunca pode ser confundida com uma nova teoria, nem uma nova escola.  Noergologia é o paradigma emergente das ciências humanas. É um movimento constituinte redefinindo quais são os novos padrões aferidores do que é ou não científico em psicologia, psiquiatria, parapsicologia e psicopedagogia.

PENSAMENTO É CRIADOR E NÃO INCONSCIENTEA grande revolução proposta consiste em abolir o paradigma vigente do passivismo psíquico, que aprisiona o Homem como uma indefesa passiva vítima determinista inconsciente do próprio pensamento, e adotar o paradigma da noergologia que o promove a ser intencional, ativo e criador. Não podemos continuar a descrever o pensamento do homem trimilenário como inconsciente. Urge aceitar que o pensamento não é inconsciente, é criador. A solução para esse salto qualitativo histórico exige uma revolução de paradigma. E ela aqui está: Noergologia. Produzir ciência no paradigma emergente exige como condições à priori, obediência aos axiomas proclamados na nossa bandeira.

VANTAGENS IMEDIATAS DA NOERGOLOGIA: Noergologia não é só exeqüível e viável. É, sobretudo exigível e inadiável. Vantagens dessa revolução são imediatas: A primeira decorre do fenômeno paradigmático descrito por Khun como “visão seletiva”: em ciência só prestamos atenção e enxergamos o que acreditamos existir. É suficiente aderir a noergologia para enxergar e desfrutar descobertascientíficas já feitas, como as que surgem na tela, e que foram desprezadas ou deformadas pelo paradigma vigente, por não se encaixarem no molde de psiquismo passivo. Basta focalizar as mesmas descobertas com as lentes do paradigma da noergologia para enxergar nelas confirmações de que o ser humano é ativo e criador e não passivo inconsciente. Isso viabiliza trazer para dentro da ciência, a pesquisa, a sistematização, a replicabilidade e a otimização do nosso fantástico potencial mental, dormitando há milênios dentro de cada um, esperando ser finalmente descoberto, pesquisado e disponibilizado para nosso desfrute e felicidade.

CONQUISTAR A LUA OU O DESFRUTE DO SISTEMA MENTE-CEREBRO É SÓ UMA QUESTÃO DE OPÇÃO PARADIGMÁTICA:Fazendo uma comparação: todas as gerações que olharam para a lua contemplativamente nunca chegaram lá, porque você jamais chegará onde não imaginou ir. Mas a geração científica que resolveu conquistá-la sistematizou os passos necessários para que o homem pisasse em solo lunar. E foi isso que aconteceu. Igualmente, enquanto gerações do paradigma do passivismo psíquico continuam olhando para o pensamento como algo passivo e inconsciente; a nova geração de noergologistas já começou a desbravar, pesquisar, sistematizar e otimizar cientificamente nosso potencial mental. As primeiras teorias e práxis feitas sob encomenda para o ser humano intencional dotado de imaginação ativa e criadora já começam a surgir e a frutificar. Eis algumas:

 TEORIAS VINCULADAS AO PARADIGMA DA NOERGOLOGIA: Teoria do Atleta meganérgico não doente mental abordado com a práxis da Noerobica®, incomparavelmente mais rápida e eficaz do que a velha psicoterapia. Substituindo a antiga teoria do inconsciente, surgiu a Teoria da megane, replicável cientificamente, exigência que a velha teoria do inconsciente não satisfaz. Práxis para turbinar a memória, como ERICA e AXIOGRAMAS para aposentar os psicotestes. Inteligência Noérgica evoluindo inteligência emocional, Programação noergolinguística evoluindo a programação neurolinguística, academias de Noerobica, programação ao invés de interpretação de sonhos.

TRAGA SEU TALENTO PARA A NOERGOLOGIA: A medida em que mais talento e verbas forem direcionados a pesquisas com vínculo noergológico os resultados serão promissores. O mesmo ser humano que já é capaz de manipular átomos, genes e construir naves, mas continua inepto para resolver problemas até simples como fobias e depressão; impulsionado agora com a fantástica ferramenta da noergologia, deverá capacitar-se a compreender o mecanismo mental e direcionar seu sistema criador para os seus grandes objetivos. Noergologistas que hoje celebram a conquista da etapa inicial sabem que nada disso será um presente caído dos céus. O passo evolutivo da noergologia terá que ser conquistado com muito trabalho, muita pesquisa, muita dedicação, do que resultarão grandes mudanças na própria vida e sensíveis melhorias na raça humana.

Nenhum obstáculo reacionário jamais conseguiu evitar que o homem saísse das cavernas e progredisse até o mundo virtual. O próximo passo a frente agora é Noergologia. Parabéns, noergologistas: vocês estão saindo na pole position, já estão jogando no time dos pioneiros, o time que até hoje nunca perdeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *