Jornal Paraná Online

POR UMA NOVA PSICOLOGIA, Adelia Maria Lopes, Curitiba, 2000
Rosacrussiano, Jacob Dorival Bettoni há 42 anos, pesquisa o mecanismo de mente. Desse estudo criou a NOERGOLOGIA, que ele apresenta em Revolução de Paradigma na psicologia (E=MC2), livro editado pela Editora Alexandria, num projeto em parceria com o Ministério da Cultura.

Em 504 página, Bettoni reúne cinco livros, abordando o mecanismo dos paradigmas, o passivismo psíquico e sua identificação, o paradigma do ativismo psíquico, ao qual designa como noergologia, e apresentando pequeno dicionário biográfico de personagens ligadas à psicologia e bibliografia temática.

Segundo o autor, até a virada do século passado, a física e a psicologia usavam o mesmo paradigma. Ainda que a física tenha se revolucionado, a psicologia manteve-se tal e qual, isto é, efendendo a idéia de que a energia determina a imaginação. Mas jacob, após tantos estudos, está convicto que o psiquismo não é passivo e que, portanto, a imaginação controla a energia. É esse o novo paradigma que propõe para a psicologia.

Com esse novo modelo, novos horizontes, segundo ele, serão abertos. “Trocas de paradigma sempre abalam os saberes consolidados e abrem, em contrapartida, estimulantes novas fronteiras. Surge, como principal efeito vinculante ampliador, a possibilidade científica de pesquisar e desenvolver o fantástico potencial mental”, diz o autor, observando que o novo paradigma causará efeitos na área do Direito, da Pedagogia e da Psicologia. Nessa última aponta: “A psicologia abandonará psicotestes, psicanálise, inconcientes e toda a psicocracia, unindo-se à neurologia, física, nanotecnologia e parapsicologia, começando a pesquisar a mente ativa e criadora, substituindo a libido pela noergia.”

Na área do Direito, a psicopatologia forense terá que ser revista, e na pedagogia, o aprendizado será substituido pelo ensinar a aprender, onde a psicopedagogia será inteiramente substituída pela Noergopedagogia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *