Imaginação alavanca a fé

Autora: Zilma Assad Suleiman OTHAM 85F2B0C4
E-mail: zilmassad@hotmail.com
Instituição: Noergologia Instituto de Pesquisa Pensamento-cérebro

Título do Projeto: IMAGINAÇÃO ALAVANCA A FÉ
Área do Projeto:  Noergologia

Palavras chave: Fé: Ritual: Placebo: Imaginação

 

Resumo
INTRODUÇÃO: Primitivamente a doença era vista como invasão corporal por uma força maligna, depois como trauma de infância. A cura era obtida com a expulsão ou catarse do mal. O PPP (Paradigma do Passivismo Psíquico) ainda trabalha com o inconsciente – caudatário daquelas crenças – mas Noergologia já admite que o sistema nervoso é um arranjo de conexões permitindo o envio de informações químicas através de todo o corpo. Isso significa que todos os pensamentos, emoções, crenças e idéias têm uma conseqüência neuroquímica.

OBJETIVO: estabelecer a imaginação como função central no comando do efeito placebo, como descrito por Sing Dharma Khalsa: nossos pensamentos controlam o sistema endócrino que controla todo o corpo. Sugerir que a abordagem da imaginação como função ativa e criadora deve substituir as velhas técnicas imagéticas inspiradas na regressão, no inconsciente e na projeção.

METODOLOGIA: Enriquecer o uso de telas imagéticas, com a utilização de Erica (práxis que sistematiza os mecanismos criadores da imaginação) e elementos ritualísticos, objetivando criar o estado de fé no alvo desejado com a imaginação, otimizando o efeito placebo.

CONCLUSÃO: Práxis noergológicas replicáveis, como Erica (replica mecanismos criadores da imaginação), permitem confirmar que o mecanismo mente-cerebro é sistêmico e comandado do pensamento para o cérebro e daí para o corpo, incluindo no mesmo processo o efeito placebo, que resulta de expectativas inseridas no cérebro pelo próprio sujeito através de telas imagéticas criadoras de meganes (memórias de alta qualidade), processo facilitado pelo uso sistemático da imaginação, Merica e Fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *