Glossário – Letra N

71.   NEURÓBICA: exercícios físicos de ginástica cerebral conhecido também como método Denisson.

72.   NEUROBIOTAXE: Crescimento do corpo celular e dendritos em direção aos estímulos, mostrando um sistema nervoso ativo, o contrário do que apregoava Freud.

73.   NOEMA: objeto do conhecimento intelectual puro.

74.   NOERG0LOGISTA: certificado como tal pelo Instituto de Noergologia após habilitação no Curso de noergologia.

75.   NOERGIA: energia específica total do pensamento, resultante do abraço infocinético da energia neural (específica do cérebro) com a energia noérgica (do pensamento).(No meio jurídico assume o significado de força, eficácia, poder de atuar).

76.   NOÉRGICO: o termo é usado preferencialmente no lugar de psíquico, termo contaminado de passivismo.

77.   NOERGÓFILO: simpatizante e interessado em Noergologia.

78.   NOERGOLOGIA, novo paradigma da Psicologia que focaliza o homem não mais como um ser passivo inconsciente, mas como um pólo de poder dotado do sistema mente-cerebro ativo e criador. São seus axiomas: a) Cérebro é órgão e instrumento do pensamento; b) Ser humano é intencional, não determinista; c) Noesis Ativa: mente-cerebro é um sistema ativo e criador; d) Imaginação comanda noergia; e) Cientista holocentrado.

79.   NOERÓBICA® DO SONHO: conjunto de exercícios de ginástica mental que ensinam como programar com a imaginação o sonho desperto e o sonho onírico para serem utilizados como campo de treinamento virtual.

80.   NOERÓBICA®: conjunto de práxis direcionadas ao treinamento do sistema mente-cerebro, que replicam a ativação e desativação de meganes produzindo modificações estruturais no cérebro. O PPP (Paradigma do Passivismo Psíquico) chamava esse mecanismo de inconsciente por desconhecê-lo.Noerobica® marca protegida legalmente, é uma técnica complexa, diferente e mais abrangente da NEURÓBICA.

81.   NOÉRGICO: substitui os termos psíquico, psicológico, mental e correlatos com a vantagem de estar vacinado contra as contaminações passivistas.

82.   NORMA EXPLÍCITA: técnica de poder, visando alcançar um objetivo comportamental de forma clara e direta. Exemplo: a) está proibida a masturbação; b) é proibido ultrapassar sobre faixa amarela contínua.

83.   NORMA TÁCITA: técnica de poder que visa um objetivo comportamental de forma indireta através de subterfúgios, lançando mão de crendice, superstições e boato. Exemplo: masturbação faz crescer pêlo na mão ou a insanidade mental produz acidente de trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *